PARTE 2: quem tem direito a cidadania italiana?

Se você é novo no assunto sobre cidadania italiana e ouviu, apenas recentemente, sobre a possibilidade de muitos brasileiros terem o direito de "obterem" (terem reconhecida) a cidadania italiana. Nesse artigo, nós iremos construir de forma gradativa o raciocínio e entendimento de quem tem direito a cidadania italiana.

No brasil, 99% das pessoas que possuem um sobrenome italiano tem direito a cidadania italiana, falando de uma forma muito simplista.

Mas não é o fato de ter apenas o sobrenome italiano, que podemos dizer que ela tem direito a cidadania italiana, mas esse é um forte indicio, pois o fato da pessoa ter um sobrenome italiano, nos informa que muito provavelmente, ela teve algum ascendente na sua arvore genealógica que foi italiano(a), ou avô, bisavô ou trisavô..., que alguém na família no passado foi italiano.

Segundo a lei italiana, a cidadania italiana é transmitida por vinculo sanguíneo (via iure sanguinis). Basta ter tido algum antepassado italiano na família em linha direta, que italiano você o é desde o nascimento e não sabia (primeiro de vários segredos que iremos lhe contar nessa nossa caminhada), e essa cidadania é transmitida à gerações futuras pelo "simples" vinculo sanguíneo, mesmo que essas gerações tenham nascidos no exterior ha anos atras. Exemplo, se um italiano se mudou para o Brasil no período da guerra, todos seus descendentes que nasceram no Brasil, *são italiano de nascença, pelo vinculo de sangue. Pela lei italiana, a cidadania é transmitida por sangue.

No Brasil, a cidadania brasileira é obtida via iure solis, ou seja, por ter nascido no território Brasileiro.

Portanto, se você tem algum sobrenome italiano, e não apenas, e tomou conhecimento, por parentes, de que, o seu avô, ou bisavô ou trisavô (sem limite de geraçoes) foram italianos nascidos na Itália, a partir desse ponto, podemos afirmar que você tem 99% em ter sua cidadania italiana reconhecida, obtendo assim sua dupla cidadania (a brasileira e italiana) e consequentemente seu passaporte europeu.

Uma dica que lhe damos, é organizar sua arvore genealógica (nesse link vc pode baixar um modelo), assim, ao final, você terá uma visão clara de quem é quem dos seus ascendentes. Perguntando aos seus familiares e parentes sobre detalhes dos seus parentes antigos, como nome, cidade, ano de nascimento, e nome dos pais dele, o preenchimento desse formulário será mais fácil. Se você precisar, nós podemos lhe enviar um modelo dessa arvore genealógica.

Eu espero ter sido claro e didático nessa explicação!

* modelo de arvore genealógica: click aqui

*caso o italiano não tenha renunciado a cidadania italiana. O que pode ser tentado reverter na justiça italiana.




Comentários